Curiosidades que somam para nossa vida…

 

Dicionário
Mesopotâmia

Livro que junta em formato padrão todas as palavras de um idioma

 O dicionário mais antigo do mundo data de aproximadamente 2300 a.C. A tabuleta em escrita cuneiforme bilíngue foi elaborada durante o reinado de Sargão da Acádia (2334-2279 a.C), que unificou as cidades-estados sumérias e criou o Império Acádio da Mesopotâmia. O dicionário inclui palavras sumérias e suas contrapartes acadianas.

Por volta de 300 a.C, os chineses criaram o primeiro dicionário que organizou palavras do mesmo idioma, agrupando-as como sinônimos em dezenove categorias diferentes. Dicionários multilíngues e glossários de termos especializados eram comuns na Europa durante a Idade Média (500-1450), mas foi apenas quando Samuel Johnson (1709-84) criou o Dicionário da língua inglesa, em 1755m que surgiu o primeiro dicionário moderno. O dicionário de Johnson, completo depois de nove anos, tentou englobar todas as palavras do idioma inglês, e não apenas as estranhas.

Atualmente existem inúmeros tipos de dicionários que contém explicações das palavras de idiomas específicos, assim como uma quantidade imensa de dicionários multilíngues e especializados em praticamente qualquer tema. Alguns dicionários listam termos relevantes para um assunto ou campo de estudo – dicionários jurídicos ou médicos são exemplos-, enquanto outros contêm palavras de um ou mais idiomas com traduções

Os primeiros dicionários tiveram pouca importância em sociedades onde a comunicação oral era a norma. Dicionários completos apenas se tornaram úteis após a invenção da escrita; somente se tornaram práticos após a invenção da imprensa; e só se tornaram realmente necessários depois que a alfabetização se disseminou. O dicionário codifica a linguagem e fornece uma forma de medição que o instruído pode aplicar na própria língua. Consultado por todos, o dicionário gerou uma uniformidade em relação a como a palavra escrita é usada, possibilitando uma comunicação livre e precisa – sem qualquer erro de ortografia.

“Cuide para que você nunca escreva uma palavra de maneira incorreta. Sempre considere como uma palavra é soletrada antes de escrevê-la, e, se não lembrar, consulte um dicionário.”

Thomas Jefferson, presidente dos Estados Unidos (1801-09)

Isolda Risso
Isolda Risso

Mãe, Empresária, Cronista, Coach de Vida , Design de moda e acessórios, observadora do comportamento humano. Um Ser humano mutável e processo de evolução !

Sem Comentários Ainda

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.