Leonardo Boff – Ética do humano- compaixão pela terra.

0
70

#feliznapropriapele

2

 

SABER CUIDAR

A crise generalizada que afeta a humanidade se revela pelo descuido e pela falta de cuidado com que se tratam realidades importantes da vida: a natureza, os milhões e milhões de crianças condenadas a trabalhar como adultos, os aposentados, os idosos, a alimentação básica, a saúde pública e a educação mínima.

A crise é civilizatória. Para sair desta crise precisamos de uma nova ética. Ela deve nascer de algo essencial no ser humano. A essência humana, assim o viu a ancestral sabedoria dos mitos, reside mais no cuidado do que na razão e na vontade. É próprio do ser humano colocar cuidado em tudo o que faz. Se não colocar cuidado, as coisas se desmantelam e desaparecem.

O presente livro analisa uma fábula antiga a respeito do cuidado e aprofunda seus desmembramentos para várias dimensões da vida pessoal e social especialmente na perspectiva da fase planetária e ecológica da humanidade.

Leonardo Boff, 1938, se formou em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de vinte anos foi professor de Teologia Sistemática no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos esteve a frente do editorial religioso da Editora Vozes. Junto com outros ajudou a formular a Teologia da Libertação. Mais tarde foi professor de ética e Filosofia da Religião na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor de mais de sessenta livros ligados à teologia, à filosofia, à espiritualidade e à ecologia, em sua grande maioria publicado pela Editora Vozes. É membro da Comissão da Carta da Terra. Em 2002, em razão de seu compromisso com o direito dos pobres, ganhou em Estocolmo o prêmio Nobel alternativo para a paz.

Deixe um comentário