Falar não… Um ato de inteligência.

0
705

Falar não…Um ato de inteligência…

Antonio Ermírio de Morais em uma das vezes em que foi entrevistado,disse que o ser humano erraria menos, teria menores prejuízos e pouparia tempo se conseguisse dizer:” não sei” com maior facilidade.

Porque é tão difícil para algumas pessoas pronunciar estas duas palavras que juntas somam seis letrinhas?

Quantos aborrecimentos,dores de cabeça,confusões e ridículos deixariam de ocorrer  caso assumíssemos de forma natural que não sabemos algo?

Aonde esta o problema? Aonde esta escrito que devemos saber e opinar sobre tudo?

Tem gente que não tem a menor noção a respeito de determinados assuntos mas não consegue ficar de boca fechada ,tem que emitir sua opinião independente de estar certa ou errada,correndo o risco de alguém acreditar e cometer uma grande bobagem.

Quem assim age além de orgulhoso(pois vê como crédito passar a imagem de conhecedor de tudo ) é inseguro e permanece na ignorância,porque raramente vai em busca de saber, todas as pessoas que são detentoras de profundos conhecimentos sabem que não sabem tudo.

Já presenciei situações hilárias ao lado de alguns sabichões,a mais engraçada foi comer gato por lebre .

Estávamos em um grupo de amigos em um restaurante, o cardápio vinha escrito somente em francês (o que vejo como um equivoco de quem elaborou, pois nos encontrávamos no Brasil e não na França) e um dos presentes logo foi fazendo seu pedido enquanto os demais indagavam  a respeito da composição dos pratos, afinal, nenhum de nós falava francês.

O mais interessante é que o sabichão ainda nos chamou a atenção ,falando que era muito feio passar o atestado de que não sabia falar francês, o que provocou no grupo um bate boca danado(no bom sentido) .

Não deu outra,quando os pratos chegaram a mesa o único que engolia atravessado era o o dito cujo, todos os outros saborearam elegantemente seus pratos por terem sido orientados .

Não é demérito algum dizer “ não sei”, é mais uma das formas de mostrar sua inteligência, afinal todo ser inteligente tem a consciência de que tem limitações,e vai em busca de se aprimorar.

Um abraço

Isolda Risso

Deixe um comentário