De Beauvoir, uma mulher á frente do seu tempo.

0
369

 

simone 4

 

“ Não se nasce mulher, torna-se mulher”.

A autora dessa frase nasceu em Paris no dia 09 de janeiro de 1908 . Em seu registro de nascimento consta como Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir.

Primogênita de duas irmãs, filha de Georges Bertrand de Beauvoir e de Françoise Brasseur.

De Beauvoir era uma criança atraente, mas mimada e obstinada em obter o que queria, e foi o centro das atenções da sua família.

Até os 17 anos Simone estudou em uma escola católica privada e após passar no vestibular de matemática e filosofia, escolheu a matemática no Instituto Católico de Paris e literatura e línguas no colégio Sainte-Marie de Neuilly. Em seguida, filosofia na Universidade de Paris ( Sorbone) onde conheceu outros intelectuais como Maurice Merleau- Ponty, René Maheu e Jean- Paul Sartre,.

Simone de Beauvoir foi escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista politica, feminista e teórica social francesa, e embora não se considerasse filósofa, teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista, quanto na teoria feminista.De Beauvoir, foi uma mulher a frente de seu tempo.

Em outubro de 1929 ela e Jean-Paul Sartre se tornaram um casal mantendo um relacionamento aberto por toda a vida.Simone escolheu não se casar, não ter filhos, não constituir uma família com Sartre. Essa escolha lhe possibilitou de ter mais tempo para conquistar um grau avançado, para lutar por causas políticas, viajar, escrever, ensinar e ter amantes de ambos os sexos.

Em 1964 com o lançamento do seu livro “Uma morte Suave”   a escritora revela uma inquietação diante do envelhecimento e da morte.

Em sua obra “A cerimônia do Adeus “ de 1981, ela narra o fim da existência de seu companheiro Sartre.

De Beauvoir, deixa a vida em 14 de abril de 1981 e seu corpo foi enterrado no mesmo túmulo de Sartre.simone 3

Imagem: Google

Les écrivains et philosophes français, Simone de Beauvoir et Jean-Paul Sartre se promènent sur la plage de Copacabana à Rio, le 21 septembre 1960. AFP PHOTO A file photo dated 21 September 1960 of French intellectuals Simone de Beauvoir and Jean-Paul Sartre at Copacabana Beach. AFP PHOTO (Photo credit should read STF/AFP/Getty Images)
Imagem : Google

simone 9

Imagem: Google

Imagem: Google

A seguir algumas das suas obras.bbb

Memórias de uma moça bem-comportada: é o auto retrato lúcido e coerente de uma intelectual que sempre assumiu compromissos com a verdade e as grandes causas de seu momento histórico.

aa

O sangue dos outros : romance que tem por centro o conflito de um membro da Resistência que se vê forçado a optar entre o engajamento social e o dever pessoal.

 

ccc

O segundo sexo : De Beauvoir examina a condição feminina em todas as suas dimensões: a sexual, a psicológica, as social e a política, propondo caminhos que podem levar á libertação não só das mulheres como, sobretudo dos homens.

ddd

 

Os mandarins :  retrata com extrema fidelidade e senso crítico os caminhos e descaminhos do existencialismo e dos homens e mulheres que o viveram e difundiram.

Se você gostou, curta e compartilhe.

Um abraço

#feliznapropriapele

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFica a dica…
Próximo artigoFica a dica.

Deixe um comentário