Controle da própria mente para alcançar um novo estado de consciência…

0
201

Meditação

 A prática da meditação engloba uma diversidade de técnicas que podem ser usadas por indivíduos para levar as mentes a vivenciar um nível diferente de consciência. A meditação pode ser focada em muitas metas diferentes, incluindo a autorregulação, a experiência religiosa, a criação de fontes internas de energia e relaxamento. Tipicamente, a meditação é uma prática que envolve treinar a mente para se engajar em um hábito específico de reflexão. Em algumas tradições, a meditação envolve tentativas de separar a mente das demais experiências do corpo, enquanto outras enfatizam um elemento físico da meditação ao encorajar ações ou verbalizações repetitivas.

Muitas tradições religiosas desenvolveram práticas cujo objetivo era levar o indivíduo para além da experiência do eu imediato, e todas podem ser consideradas formas de meditação. As recomendações mais antigas para o uso da meditação podem ser encontradas nos Vedas, as escrituras mais antigas do hinduísmo, elaboradas na Índia entre 1500 e 500 a.C., e em textos budistas antigos que promovem a meditação como sendo essencial no caminho para a iluminação. No budismo tibetano, a meditação é um caminho para reflexão interior que leva ao melhor autoconhecimento, e também uma forma de ultrapassar os limites do eu.

Em muitas tradições a meditação tem o objetivo de exercer um efeito calmante sobre a mente, razão pela qual o termo é usado frequentemente hoje em dia para se referir a uma miríade de técnicas silenciosas de relaxamento que não necessariamente possuem significado religioso. Mas mesmo no mundo moderno a ideia da meditação costuma significar mais do que apenas relaxamento. A comunicação com uma realidade que vai além da experiência tipicamente limitada da consciência exige que a consciência seja transformada de alguma forma. Portanto, muitas religiões incluem orações que podem ser consideradas como um tipo de meditação.

Meditação é a dissolução dos pensamentos na consciência eterna”.

Swani Silvananda, mestre espiritual hindu

Deixe um comentário