Para quem gosta de história, este é um belo relato da vida do homem que desempenhou um papel crítico na transformação da República de Roma em Império Romano.

0
57

#feliznapropriapele

CÉSAR, A VIDA DE UM SOBERANO.

Caio Júlio César continua a ser o mais famoso romano que já existiu. Líder carismático de homens, sedutor compulsivo de mulheres, foi também um político brilhante e um gênio militar capaz de conquistar os mais espetaculares triunfos da História. Um dos homens mais importantes de sua época, sua ascensão ao poder continua provocando reações intensas entre os historiadores, da mesma forma que provocava entre seus contemporâneos.

Desde o início, a vida de César foi excepcional. No fim da adolescência, escapou por pouco da execução por contrariar o ditador militar Sulla. Na política, rapidamente ganhou a reputação de homem independente e perigosamente ambicioso, e no início de seus 30 anos já começara a dominar o Senado. Seus casos com mulheres aristocratas eram frequentes e escandalosos: seu magnetismo pessoal era tanto, que ele atraía as mulheres de seus opositores políticos e cativava incontáveis outras, entre as quais a bela e enigmática Cleópatra.

Sua maior habilidade, entretanto, era de comandante militar. Em menos de uma década, conquistou toda Gália, invadiu o que hoje é a Alemanha e desembarcou duas vezes na Britânia – um feito que, em 55 a.C., foi saudado por uma euforia pública comparável à chegada do homem à Lua em 1969. Em apenas trinta anos, ele saiu de uma posição de obscuridade e se tornou um dos homens mais ricos do mundo, com poder para derrubar sozinho a República. Perto de sua morte, por si só um acontecimento espetacular, ele era, efetivamente, o imperador da maior parte do mundo conhecido.

Nesta nova biografia, Adrian Goldsworthy situa César dentro da ampla paisagem do mundo mediterrâneo, descrevendo a rica, mas turbulenta, sociedade que produziu esse líder. Com base em fontes contemporâneas, este é o primeiro trabalho em mais de uma geração a reunir todos os aspectos da personalidade de César – o político, o general e o homem – em um livro único e definitivo.

Adrian Goldsworthy estudou na St John’s College Oxford e lecionou em numerosas universidades. Entre suas publicações, estão The Roman Army at War, Roman Warface, The Punic Wars, Cannae e In the Name os Rome.

 

 

 

Deixe um comentário